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Histórico

Muitas pessoas tem curiosidade em saber como surgiu o método Pilates. Seu criador Joseph Humbertus Pilates, nasceu em 1883 na pequena cidade de Monchengladbach (Alemanha), era um homem extremamente inteligente e intuitivo. Teve uma infância difícil e de grande debilidade física, apresentando patologias como febre reumática, raquitismo e asma. Mas ainda assim lutou pela sua sobrevivência.
Talvez por sua fragilidade Joseph Pilates, dedicou-se a esforço suplementar a melhorar sua condição física e qualidade de vida. Na sua juventude praticava diversas atividades físicas entre elas musculação, mergulho, esqui e ginástica.

Em 1912, Pilates mudou-se da Alemanha para a Inglaterra, onde começou a ganhar a vida como pugilista e artista de circo, mas logo depois, durante a I Guerra Mundial, Pilates foi exilado em uma ilha inglesa e lá começou a trabalhar com guerrilheiros e mutilados. Onde sua vida mudou passando a se preocupar não só com sua saúde e sim com a saúde das pessoas. Com conhecimentos em anatomia humana e pensando em reabilitação desses enfermos, prescrevia exercícios e utilizava molas para ajudar os pacientes a se recuperarem. Mais tarde, estes objetos dariam origem a seus equipamentos criando seu método revolucionário que até hoje fazem tanto sucesso. 
Ao final da primeira guerra mundial, Pilates volta à Alemanha e direciona seus exercícios aos soldados Alemães. Nesta fase da história Pilates visava aprimorar o condicionamento físico das tropas militares da Alemanha.


Posteriormente nos Estados Unidos, mais precisamente em seu estúdio em Nova York utilizava seu repertório de exercícios e seus aparelhos para a recuperação física e funcional de atletas e bailarinos. Na verdade em todo o trajeto de vida Pilates, era pessoa extremamente disciplinada na busca de um estilo de vida ativo e pela saúde física e mental. 
A contrologia ou Método Pilates, foi apresentado à sociedade com uma filosofia e seis princípios (Centro, Respiração, Concentração, Precisão, Controle e Fluidez). O respeito aos princípios do Método diferenciam a contrologia de outras atividades físicas, ressaltando a importância de condicionamento com ganho de consciência corporal, alongamento, resistência física, estabilização e aprimoramento postural.

 

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